O que mais desperta mais curiosidades com relação aos pontos turísticos em Maragojipe é que na cidade esse turismo é tão pouco divulgado que nem alguns moradores desconhecem esses lugares.
São eles:
Cachoeira do Urubu Situada do lado direita na entrada da cidade de Maragojipe a Cachoeira do Urubu, como é conhecida, possui uma lenda segundo os habitantes da cidade que diz que: “quem toma banho ali, casa aqui”, toda pessoa que vem de fora e que toma banho na cascata da cachoeira se encanta e acaba permanecendo na cidade, e caso tente sair pode acontecer algum mal, tanto para a pessoa como para os familiares.
Cabeça do "Nego" Situada as margens do Rio Paraguaçu a Cabeça do Nego como é conhecida na região, guarda a lenda de que, quando foi criado o engenho de açúcar na região, a filha de um barão se apaixonou por um dos escravos. Depois de um tempo ela apareceu grávida, o pai ordenou que seus criados cavassem um buraco, amarrassem o escravo em um pau e colocasse-o em pé dentro do buraco. A maré encheu e quando esvaziou o escravo tinha desaparecido, e até hoje muitas pessoas ouvem, à noite, os gritos e gemidos do negro.
Ilha dos Franceses Localizada também as margens do Rio Paraguaçu, a um quilometro e meio de barco saindo do Porto de Maragojipe, a Ilha dos Franceses é o local onde foi cravada a primeira Batalha Naval da América do Sul, no ano de 1526.
Forte da Salamina
Há três quilômetros saindo de barco do Porto de Maragojipe o Forte da Salamina foi à casa de alojamento dos soldados, local também onde eram guardadas as armas de combate, e funcionava como ponto estratégico para se defender dos inimigos que tentavam explorar as riquezas da região, na época o Pau Brasil.
Praia do Pina ou Ponta de Souza Localizada há cerca de 5 km da cidade, a praia do Pina ou Ponta de Souza como é conhecida é formada pelo junção do mar com o rio mais famoso do município, o Paraguaçu, pela mata e pelos manguezais que formam um belo cenário.
Alto do cruzeiro Segundo os moradores da região, é um local de peregrinação dos fies de São Bartolomeu. Fica situado no lado direito da cidade, e é o ponto mais alto da cidade de onde dar para avistar toda a cidade.
Coreto Está localizado no meio da praça principal da cidade (Praça Dr. João Pessoa).
Casa Paroquial Uma casa azul, de dois andares, onde mora o padre Reginaldo, que celebra as missas na igreja Matriz. Está situada em frente à praça principal da cidade (Praça Dr. João Pessoa). Igreja Matriz A Igreja Matriz de São Bartolomeu foi construída pelos escravos em meados do ano de 1640. Está situada numa parte alta da cidade e fica de costas para a praça principal. Diz à lenda que os escravos construíram a igreja e no momento da missa de inauguração foram impedidos de participar, e como forma de protesto começaram a falar palavrões na frente do templo e saíram pelas ruas da cidade gritando, e até hoje esse protesto é realizado no dia da lavagem da cidade, uma semana antes da comemoração do padroeiro.
Poço da Sereia É uma gruta que fica situada na mata do Povoado de Capanema. É uma cachoeira com uma queda d’água muito forte. Para chegar até o poço o turista percorre cerca de 10 km da cidade de Maragojipe. Santa Casa de Misericórdia Está localizada em um dos pontos mais altos da cidade. Da Santa Casa de Misericórdia é possível ver quase toda a cidade e parte da beleza natural de Maragogipe, o Rio Paraguaçu. Funciona como hospital.
Cachoeira Gruta do Sol Fica localizada dentro de uma propriedade privada, em meio à mata fechada e acesso por uma trilha com vários obstáculos. A queda D’Água é de cerca de 10 metros de altura.
Engenho da Salamina Local onde era fabricado o açúcar no final do século XVII, XVII e ainda no final do século XIX. As ruínas dos engenhos ficam dentro da Fazenda Salamina.
Igreja de Santo Antônio do Saboeiro Localizada no bairro do Cajá, a Igreja de Santo Antônio do Saboeiro foi construída logo depois da igreja matriz de São Bartolomeu. É o segundo santo mais venerado na cidade.
Filarmônica Terpisícore Com as cores azul e branco, o prédio da Filarmônica Terpsícore Popular fica situado do lado esquerdo da Praça Antônio Rebouças. A parte interna do prédio abriga um rico acervo sobre a história da filarmônica, como: fotos e instrumentos, e também pode ser alugado para eventos.
Dois de Julho Localizada do lado esquerdo da igreja matriz de São Bartolomeu, que também é o guardião da Filarmônica, o prédio da Dois de Julho é pintado com as duas cores que representam o Brasil e que constituem a bandeira da filarmônica: o verde e o amarelo.
Uma cidade muito bela e histórica e ainda muito esquecida pelo turismo brasileiro, é assim que é a cidade de Maragojipe localizada no estado da Bahia e a 133 Km de Salvador.